Conheça os SUPER-APOSTOLOS.

Conheça os SUPER-APOSTOLOS.

Por João Rodrigo Weronka   Em minha caminhada cristã, me impressiono ao ver como alguns irmãos exageram numa inocência forçada quando se...


Por João Rodrigo Weronka 
Em minha caminhada cristã, me impressiono ao ver como alguns irmãos exageram numa inocência forçada quando se fala a respeito dos problemas presentes na comunidade cristã. Fato é que efetivamente existem problemas – e muitos – neste ambiente. Ao longo do tempo, formou-se um sistema anexo à Noiva de Cristo, um sistema que na verdade é uma falsa igreja, um regime apóstata que trata do Reino como algo absolutamente antagônico a sua própria essência.  Não estou falando da igreja institucionalizada, pois ela é fundamental para o Reino. Sou absolutamente contra o movimento dos ‘cristãos desingrejados’, pastores de si mesmos. Mas este assunto fica para outro artigo.
-->
Não sei se defino essa visão das coisas como inocência ou como cegueira. O próprio Senhor Jesus nos adverte a respeito do joio que cresce junto ao trigo, porém, qual deve ser nossa postura como cristãos diante desse cenário monstruoso que está se formando debaixo de nossos narizes?
Falado a pouco a respeito da noiva, que a Bíblia define tipologicamente como a Igreja, façamos uma breve reflexão a respeito dela. Quem teve a oportunidade de preparar uma celebração matrimonial sabe como é, para o noivo, o anseio em ver sua amada noiva adentrando o templo, adornada, preparada, perfumada, embelezada para o encontro com o noivo. Do outro lado, a noiva, que passou longas horas se preparando para o momento máximo, pronta para agradar o noivo, com sua beleza, preparação absoluta de entrega, e que segundo reza o padrão moral e espiritual cristão, devendo estar pura e limpa, para que celebre junto ao noivo e enfim esteja unida a ele.
Diante disso, vamos refletir um pouco nas Escrituras.
Amigo do Noivo
‘Vós mesmos sois testemunhas do que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que lhe serve e o ouve, alegra-se grandemente por causa da voz do noivo. Portanto, essa satisfação já se cumpriu em mim. É necessário que Ele cresça e que eu diminua’. João 3.28-30 (Versão King James – KJ).
João Batista, ao declarar tais palavras, estava se referindo – em primeira instancia – aos seus discípulos, que deveriam passar a seguir ‘aquele que estava batizando do outro lado do Jordão’ (v.26), mas por inferência, aplica-se o texto à noiva de Cristo, a igreja. Convém que ‘os amigos do Noivo’ dessa geração operem da mesma forma, diminuindo, anulando-se, para que Ele cresça e para que a noiva seja apenas do Noivo.
No entanto, temos visto uma geração de sacerdotes pregadores do erro crescendo sobremodo e impondo-se como os donos da noiva, e não como amigos do Noivo.
Paulo, apóstolo, amigo do noivo
O pragmatismo é um veneno muito pernicioso. De um modo geral, o homem acredita que as coisas que ‘funcionam são as que estão certas’, e tal via é extremamente perigosa.
Diferente de alguns cristãos modernos, a igreja ao longo de sua existência sempre lutou contra as heresias vindas não somente de fora, mas também o erro apregoado dentro. Veja as palavras do teólogo reformado Louis Berkhof:
Pela dádiva de sua Palavra à Igreja, Deus a constituiu em guardiã do precioso depósito da verdade. Enquanto forças hostis são colocadas contra ela e o poder do erro transparece em toda parte, a Igreja deve providenciar para que a verdade não pereça na terra, para que o grau no qual ela está incorporada seja mantido puro e sem mutilações, a fim de que o seu propósito não seja derrotado, e para que ela seja transmitida de geração em geração. Ela tem a grande e responsabilizante tarefa de manter e defender a verdade contra todas as forças da incredulidade e do erro. [1]
Paulo trata deste assunto com uma igreja que, nos padrões atuais, seria a mais perfeita de todas: a igreja em Corinto.
A cidade de Corinto, na época com população estimada em 250 mil cidadãos livres e 400 mil escravos tinha localização privilegiada. Possuía dois portos e pleno acesso ao Mar Mediterrâneo, o que fazia dela uma espécie de encruzilhada por onde viajantes de todo o mundo passavam. O comércio era exuberante, a cultura cosmopolita e os cultos aos deuses helênicos eram intensos, uma vez que a cidade abrigava doze grandes templos, sendo que um dos mais infames era dedicado à Afrodite, deusa grega do amor, onde mais de mil mulheres eram escolhidas todos os anos para que seus corpos servissem de oferendas religiosas em cultos regados a sexo cultual. [2]
Numa cidade com tais costumes, estava a comunidade de cristãos da Igreja em Corinto, uma igreja cheia dos dons (1Co 1.7), porém imatura ao ponto de dividir-se em concórdias (1Co 1.10-17).
Para tal comunidade Paulo lança uma severa advertência que ecoa em nossos dias: a lábia da serpente através dos falsos obreiros. Eis o trabalho daqueles que amam a noiva!
Sugiro ao leitor que leia 2Co 11 integralmente antes de prosseguir. Feito isso, continuamos nossa reflexão.
Pois tenho verdadeiro ciúme de vós, e esse zelo vem de Deus, pois vos consagrei em casamento a um único esposo, que é Cristo, a fim de vos apresentar a Ele como virgem pura. (2Co 11.2, KJ)
1. Zelo pela Noiva: Neste versículo, Paulo fala sobre zelo e ciúme por aquele povo cristão, o qual ansiava em apresentar diante de Deus como noiva virgem e pura. Uma noiva sem a mancha do erro, do engano, do pecado pré-nupcial, ou seja, uma noiva que não fosse usurpada pelo maligno e por seus falsos obreiros.
Como li num artigo recentemente, a noiva tem sido estuprada, violentada, usada, envergonhada por homens que aparentam serem amigos do noivo, mas que na verdade servem a Mamon, a seu próprio ventre – ministros de Satanás. Homens que lideram impérios religiosos voltados a si mesmos. Onde estão os amigos da noiva para ecoar o alarde que tal caminho voltado para o homem, e não para Deus, é uma via de engano? Dói para poucos ver esta situação e infelizmente é cômodo para muitos calar-se consentido com a tragédia.
Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo. (2Co 11.3, KJ)
2. O engano da serpente: Seguindo em 2Co 11.3, Paulo fala sobre o engano da serpente, a sedução que Eva sofreu e que, pela astúcia do diabo, poderia seduzir aqueles cristãos, de tal modo que suas mentes seriam ludibriadas a ponto de afastá-los da pura e sincera devoção a Cristo. Os falsos mestres que se infiltraram no meio do povo estavam pregando ensinos pervertidos, que se desencontravam da Verdade. O anseio do apóstolo era que o povo tivesse o coração e mente íntegros ao Senhor e que nada nem ninguém tivesses parte na glória única de Deus. E de que forma o engano estava sendo sorrateiramente colocado naquele contexto?
Porquanto, se alguém vos tem pregado um Jesus que não é aquele que ensinamos, ou se recebeis um outro espírito, que não o Espírito que creio, terdes recebido, ou ainda um evangelho diferente do que tendes abraçado, a tudo isso muito facilmente, tolerais. (2Co 11.4, KJ).
3. Falso evangelho, falso Jesus: Em 2Co 11.4, o apóstolo Paulo adverte a igreja que infelizmente estava sendo tolerado um falso ensino, falso evangelho, falso Espírito, falso Cristo. Não existe nada pior que a mentira disfarçada de verdade. Repito: a mentira disfarçada de verdade é um veneno dado em doses homeopáticas ao povo, que nem percebe que aos poucos estão caindo em destruição. Um pedófilo jamais mostrará sua intenção e face à inocente criança, assim como o estuprador agirá de modo frio e calculista em busca de sua vítima. O erro caminhará com cara de verdade, mas não tardará mostrar-se profundamente tenebroso e diabólico. Os falsos mestres dão o atestado de sua falsidade, em curto, médio ou longo prazo.
Contudo, não me julgo em nada inferior a esses “eminentes apóstolos”. (2Co 11.5, KJ).
Em nada me considero inferior a esses “superapóstolos”. (2Co 11.5, Almeida Século 21 – A21).
4. Eminentes apóstolos; Superapóstolos: Aqui em 2Co 11.5 um dos verdadeiros apóstolos de Cristo, Paulo de Tarso, alerta sobre os falsos mestres que estavam conduzindo a igreja de Corinto ao erro. Eram esses homens que estavam contaminando a Noiva, abusando da Noiva! Eram esses homens que se julgavam em posição de eminência que estavam correndo as bases doutrinárias. Neste sentido vamos nos aprofundar um pouco.
Superapóstolos
É necessário um aprofundamento de contexto para entender melhor o que estava acontecendo ali. Em 2Co 11.6-9 Paulo fala que não cobrava a respeito do ensino ministrado ali naquele lugar, uma vez que recebeu apoio das igrejas da Macedônia e Filipos e trabalhava com artesanato, costurando tendas (At 18.1.4). E por que ele não queria pesar financeiramente para a igreja de Corinto? Não seria ele como obreiro digno de seu salário?
Paulo estava fazendo forte oposição aos ‘superapóstolos’, uma vez que no século 1 era comum nas províncias gregas (e Corinto ficava na Acaia, ao sul) o pagamento aos mestres de religião e filosofia que atuavam de modo itinerante. Estes lobos estavam sangrando a igreja e ensinando heresias, e como cobravam pelo ensino, ainda difamavam o apóstolo Paulo, alardeando que seu ensino era fraco, pois era gratuito. Como são astutos os filhos do diabo! Inversão da graça.
O anseio dos lobos era que Paulo mudasse seu proceder, cobrando pelo ensino para que se igualasse a eles em atitude. Fica o alerta para você, amado em Cristo: não siga as tendências de ‘sucesso pragmático’ dessa era. Seja fiel e firme na sã doutrina. Veja o comentário abaixo:
Historicamente, líderes religiosos, hereges, despóticos e carismáticos têm sido mais ovacionados pelo mundo do que os santos servos do Senhor. Por isso, os crentes e as igrejas precisam ter cuidado para não se deixarem influenciar pelos “superapóstolos” ou “eminências”, conforme a ironia usada por Paulo, e, assim, em se afastar da verdade (Gl 1.6-9). [3]
Estes falsos apóstolos estavam atuando deste modo itinerante, bem como tentando difamar Paulo (que ficou em Corinto um ano e seis meses – At 18.11) com o propósito de levar uma falsa doutrina, sedentos por dinheiro. Situação idêntica ao que vemos nos nossos dias. Como disse William MacDonald, “como a maioria dos líderes de seitas, não trabalhariam em um lugar que não lhes desse lucro” [4].
Por fim, Paulo lança a todos os olhos aquilo que aqueles homens – e seus similares de nossos dias são:
Porquanto, tais homens são falsos apóstolos, obreiros desonestos, fingindo-se apóstolos de Cristo. E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem. (2Co 11.13-15, KJ)
As Escrituras deixam claro que o trunfo desses hereges – um verdadeiro canto de sereia – está em seu grande poder de dissimulação, de manipulação. Estes homens tem o “poder” de levar aos ouvidos incautos uma idéia e esperança decisivamente boa, quando de fato não é. E como mostra o versículo 15, que o próprio Diabo se disfarça para enganar, como podem muitos fechar os olhos para realidade que os falsos mestres estão espalhados pelos quatro cantos, na mídia, na internet, no rádio e na TV, e ainda, nos púlpitos, utilizando de linguagem religiosa e aparência de piedade, quando no fundo não passam de mensageiros do Maligno.
Por fim, fica a preocupação de que, todos aqueles que de alguma forma, com coração sincero, querem um relacionamento com Cristo, não caiam na cilada:
Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo. (2Co 11.3, KJ)
Louvo a Deus pois em breve o sistema apóstata ruirá, e prevalecerá por todo sempre a igreja gloriosa, a verdadeira Noiva:
Esta é a Igreja que será verdadeiramente gloriosa no final. Quando toda glória terrena tiver passado, então esta igreja será apresentada sem mancha diante do trono do Deus Pai. Tronos, principados e poderes sobre a terra não serão nada; mas a igreja do primogênito brilhará como as estrelas no final e será apresentada com alegria diante do trono do Pai no dia da aparição de Cristo. [5]
Sola gratia!
Soli Deo gloria!
Notas
[1] BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2009. p. 548-549
[2] Novo Testamento King James, nota introdutória 1Coríntios. São Paulo: Abba Press, 2007. p. 377
[3] Novo Testamento King James, comentário 2Co 11.5, p. 427
[4] MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular do Novo Testamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. p. 572
[5] RYLE, John C. “A Igreja Verdadeira”, in TORREY, R.A. Os Fundamentos. São Paulo, Hagnos, 2005. p. 556
***
Nome

Abílio Santana,15,Acidente,1,Adalpha,2,Adão Santos,2,Adeildo Costa,4,Adhemar de Campos,1,ADSA,2,Advec,1,Advogado Fiel,1,Agenor Duque,16,Alexandre Hebraim,1,Aline Barros,18,Allysson Leite,1,Álvaro Tito,1,Amanda Ferrari,5,Ana Paula Valadão,1,Anderson Bravo,2,Anderson Freire,3,André Valadão,6,Antonella,1,Ao Cubo,1,Apocalipse,14,Aristeu Morais,1,Arte além do Sol,1,Assembleia de Deus,15,Baby do Brasil,1,Bancada Evangélica,2,Batista da Lagoinha,1,Batista Soul,1,Beatriz,4,Bianca Toledo,6,Bispa Francileia,1,Bispo Alfredo Paulo,4,Bruna Karla,20,Cacau Santos,3,Caio Fábio,2,Camila Barros,6,Camurça de Oliveira,1,Carnaval,1,Casa da Brum,1,Casamento,5,Casamento Gay,2,Cassiane,7,Cauê Moura,1,Cayc Lemos,1,CD Completo,6,Censura,1,Cidade Missionária,2,CIEADEP,5,Colunistas,2,Conceição Cabral,1,COnexão Cristão,1,Congresso Gideões,7,Conselheiro cristão,1,Conversa com Bial,1,Creuza de Oliveira,1,Cristina Mel,3,Damares,91,Damares Alves,2,Daniel e Samuel,2,Daniela Araújo,12,Danielle Favatto,1,Davi Sacer,5,Delino Marçal,1,Destaque,334,Diamante,25,Dinho Oliveira,1,Dj PV,1,Duca Tambasco,2,E.M.A,1,Economia,1,Edilson Turato,1,Edir Macedo,4,Edson Feitosa,5,Eduardo Lopes,1,Eduardo Reis,5,Elaine de Jesus,1,Elaine Martins,2,Eli Soares,3,Elizete Malafaia,1,Elson de Assis,1,Elvis Breves,1,Entevista,1,Entrevista,2,Escola do Reino,5,Estado Islâmico,2,Esteves Jacinto,1,Ex-Menudo,1,Eyshila,5,Fábio Sabino,2,Família,1,Felipão,3,Felipe Heiderich,4,Fernanda Brum,10,Fernandinho,2,Filmes Gospel,1,Flordelis,1,Fogueira Santa de Israel,2,Franklin Medrado,2,Gabriela Rocha,6,Galdino Junior,1,Geldi Batista,1,Genival Bento,1,Gideões 2017,5,Gisele Nascimento,2,Goleiro Bruno,1,Gospel,1,Guerra da Coreia do Norte,3,Gunnar Vingren,2,Helena Raquel,3,Helena Tanure,1,Humor Gospel,1,Ideologia de Gênero,1,Igreja,2,Igreja Católica,1,Igreja Mundial do Poder de Deus,4,Igreja Quadrangular,1,Igreja Renascer,2,Igreja Universal,9,Irmão Lazaro,4,Irmão Lázaro,1,Isa Reis,14,Isadora Pompeu,1,iurd,4,Jabes Alencar,3,Jackson Antônio,4,Jairo Bonfim,1,Jean Carllos,1,Jô Soares,1,João Alexandre,1,Jonas Vilar,1,Jorge Linhares,1,Josivan Portela,1,Josué Gonçalves,1,Jotta A,14,Junior Luz,1,Junior Souza,1,Junior Trovão,1,Justin Bieber,1,Kainon,1,Kleber e Wanderley,1,Kleber Lucas,23,Lanna Holder,3,Lauriete,1,Leandra Nacimento,1,Leandra Nascimento,2,Leandro dos Anjos,1,Léo e Daniel,1,Leonardo Gonçalves,5,Letra,48,Lucas Dias,1,Lucinho Barreto,4,Magno Malta,5,Marcelo Aguiar,1,Marcio Valadão,1,Marco Aurélio,1,Marcos Antônio,3,Marcos Pereira,1,Maria Simões,1,Marisa Lobo,2,Marquinhos Gomes,5,Marquinhos Menezes,3,Matinhos,1,Mattos Nascimento,2,Michael Pires,1,Michel Temer,10,Michelle Nascimento,2,Militantes,2,Misael Santana,1,Missões,1,Moisés Clayton,1,Música Gospel,184,Natal,1,Nielsen Gonçalves,4,Nívea Soares,1,Novo Som,1,Obra Prima,28,Oficina G3,3,Oton Rodrigues,1,Padre,2,Padre Fábio de Melo,1,Pânico na Band,1,Papa,1,Pascoa,2,Pastor,86,Pastor Cesino Bernadino,1,Pastor Claudio Duarte,18,Pastor Eurico,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Josué Gomes,4,Pastor Lucas,1,Pastor Marco Feliciano,7,Pastor Salatiel Fidélis,5,Patrícia Lélis,2,Patrick Moura,1,Paulo Cesar Baruck,1,Paulo Junior,3,Paulo Marcelo,8,Paulo Santos,1,Paxtorzão,5,Perlla,6,Plenitude do Trono de Deus,8,Polêmica,105,Política,12,Preto no Branco,3,Priscila Alcântara,20,Programa Raul Gil,3,Projeto Vida,1,PSC,1,Rafael Bello,1,Regis Danese,7,René Terra Nova,4,Reuel Bernadino,1,Ronald Fonseca,1,Rosania Rocha,3,Rose Nascimento,1,RR Soares,1,Samuel Ferreira,4,Samuel Mariano,20,Samusic Produções,10,Sarah Farias,3,Semana Santa,3,Shirley Carvalhaes,8,silas,1,Silas Malafaia,62,Solange Almeida,1,Som e Louvor,3,Sony Music,6,Sóstenes Cavalcante,2,Takayama,1,Templo da Graça,1,Thalles Roberto,16,The Noite,1,Thiago Flores,1,Tiago Brunet,1,Ton Carfi,2,Toque no Altar,1,Trazendo a Arca,2,TV,2,Valdemiro Santiago,10,Vanilda Bordieri,3,Verônica Sacer,2,Vídeo,110,Vini Rodrigues,6,W.Music,4,Wescley Costa,2,Wesley Mendes,1,Wesley Ros,11,Xuxa,1,Zé Pequeno,1,
ltr
item
O Fuxico Gospel - Noticias gospel, música gospel, tudo sobre polêmicas gospel e muito mais: Conheça os SUPER-APOSTOLOS.
Conheça os SUPER-APOSTOLOS.
http://4.bp.blogspot.com/-wsOdy-H82fE/UJvQfB34UAI/AAAAAAAAIlw/9YAiQsSPA70/s640/superapostolos.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-wsOdy-H82fE/UJvQfB34UAI/AAAAAAAAIlw/9YAiQsSPA70/s72-c/superapostolos.jpg
O Fuxico Gospel - Noticias gospel, música gospel, tudo sobre polêmicas gospel e muito mais
http://www.sitefuxicogospel.com/2012/11/conheca-os-super-apostolos.html
http://www.sitefuxicogospel.com/
http://www.sitefuxicogospel.com/
http://www.sitefuxicogospel.com/2012/11/conheca-os-super-apostolos.html
true
4155242836553768318
UTF-8
Carregando Todas as Mensagens Não encontrou nenhuma mensagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete De Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ As Últimas ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foram encontrados resultados com a sua BUSCA VOLTE PARA O INÍCIO Domingo Segunda Terça feira Quarta feira Quinta feira Sexta feira Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ Semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy